terça-feira, 15 de junho de 2010

Ataque peba x Defesa massa

Maldita rotina que me atrapalha de assistir os jogos da Copa! Mesmo assim, consegui ver Japão e Camarões duelarem. Foi o clássico da defesa bem montada contra o ataque desengonçado.

O Japão se montou no 4-5-1, com um volante entre as duas linhas de quatro. Antes da partida, ou da Copa, não sei, os jogadores japoneses estavam insatisfeitos com a formação tão defensiva imposta pelo técnico. Acho que depois de discutirem um bocado decidiram jogar com essa formação, mas de maneira ofensiva, com os quatro jogadores do meio subindo para apoiar o solitário Honda. Deu certo.

Camarões jogavam no esquema da moda, o 4-3-3, com dois apoiadores e um centroavante fixo no ataque, mas não tinha qualidade no toque de bola nem conseguiam armar uma boa jogada. O Eto’o ficou isolado na direita, lá ele não podia demonstrar o futebol que se espera dele. Ao sósia do Obina também cabe a frase usada pelo Daniel Alves para explicar porque o Messi joga muito mais no Barcelona do que na seleção argentina: “O Messi do Barcelona tem jogadores de nível semelhante ao lado dele, não tem comparação com os da Argentina”.

E o jogo se resumia a duas jogadas: Camarões atacava de qualquer maneira, meio sem saber o que fazer e a coréia contra-atracava com organização e com sua linha ofensiva buscando o único atacante em campo. Assim surgiu o único gol da partida, num cruzamento da direita e cabeceado por um japa do Japão.

Camarões pode contar os dias pra voltar pra casa porque é o Japão que acompanhará a Holanda na segunda fase da Copa do Mundo 2010.

0 comentários:

Postar um comentário